terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sobre a Rede de Inovação e Conhecimento

Partilha de conhecimento, comunicação inter-departamental, colaboração, redes sociais, etc.. Mais do que buzzwords, são práticas que se têm de tornar uma realidade organizacional. Cuidar destas áreas possibilita melhorar a sua eficiência, criar novos produtos e serviços, atrair e surpreender clientes. Em suma, apostar na gestão de conhecimento, é uma aposta na longevidade da organização, na satisfação dos seus clientes, colaboradores e parceiros. Não são muitas as organizações que têm reconhecido e aceite a necessidade de investir nestas áreas. As poucas que o têm feito, sentem-se desacompanhadas, sem muita certeza do que fazer e de como o fazer. É para dar resposta a esta falta de suporte e acompanhamento, que surge a Rede de Inovação e Conhecimento. No bom espírito da gestão de conhecimento, a rede beneficiará da experiência e conhecimento dos seus membros, que tendo actividades e objectivos distintos, comungam de uma mesma vontade: identificar a forma mais eficiente e eficáz de gerir conhecimento organizacional. Em conjunto e com o suporte da Knowman, as organizações-membro irão explorar os esforços uns dos outros, procurar resposta às questões que as preocupam, produzir recursos que possam por si ser usados. No fundo, a Rede será, ela própria, um exemplo de gestão de conhecimento: neste caso, inter-organizacional. A Rede de Inovação e Conhecimento suporta a resolução colaborativa de problemas e a partilha de experiências relacionadas com a gestão de conhecimento e informação. Aberta a organizações públicas, privadas e não governamentais, a Rede tem uma orientação prática, baseada nas questões concretas dos seus membros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário